quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O Futuro da NBA - LeBron James: Um Rei a procura de um reinado


O expoente maior (negativo ou não) dessa nova geração é sem dúvidas LeBron James. Amado por uns, odiado por outros, LeBron é sem dúvidas um dos maiores fenômenos do basquete na atualidade, sua alta estatura, força fisica e visão de jogo aliadas com grande técnica e fácil controle de bola o fazem poder jogar com facilidade em quatro das cinco posições possíveis no basquete. O único porém (e seu maior calcanhar de Áquiles) é o seu jogo mental. LeBron ainda não possui aquele instinto "Clutch", necessário e presente nos grandes e históricos jogadores da NBA. Ainda assim especialistas o enchem de elogios, merecidos, diga-se de passagem pois o seu jogo é pomposo - infiltrações, enterradas, chutes de meia distância, ganchos e assistências fazem parte de seu arsenal e evidenciam sua habilidade ímpar. O Q.I. de basquete de LeBron é impressionante, porém ele ainda não se comporta como o "dono do time" e em muitos dos momentos decisivos o seu jogo simplesmente não encaixa, suas decisões não são precisas e ele acaba não sendo efetivo - em alguns jogos ele chega a se omitir.
LeBron exibindo sua habilidade
As expectativas em torno de seu sucesso são imensas, a imprensa americana parece esperar com ansiedade o momento em que LeBron irá finalmente deslanchar e ocupar (segundo as expectativas impostas pela própria imprensa) o seu posto de Rei do Basquete. Chega a ser algo messiânico, a imprensa espera ansiosamente por um sucessor de Michael Jordan e LeBron é alvo de grande parte da esperança. Nem mesmo Kobe Bryant que foi (e ainda é) o melhor jogador de basquete na era pós-Michael Jordan gerou tanta expectativa. Por falar em Kobe que apesar de já ter colocado 5 anéis de campeão da NBA no dedo (claro que somente com dois deles como protagonista maior da equipe) convive continuamente com a expectativa da imprensa americana de que mais cedo ou mais tarde será destronado pelo verdadeiro Rei (LeBron), coisa de cinema, tipicamente americano.

Kobe vs LeBron
LeBron por sua vez, diferentemente de Michael Jordan, fugiu da raia quando jogava em uma equipe de menor expressão - onde ele era o único protagonista, grande esperança de títulos e elevação do status da franquia (e até mesmo da cidade) - e se juntou a outros All-Star's em uma franquia de renome. O episódio "The Decision" foi (na opinião desse blogueiro) um marco negativo na carreira de LeBron, que ao sair de Cleveland, e como ele mesmo disse "levar seus talentos para South Beach" perdeu a oportunidade de se transformar em uma lenda da NBA. Se conseguisse levar o Cavaliers a um ou mais títulos, LeBron conseguiria o que poucos dentro da NBA conseguiram - transformar um time pequeno em grande com o seu esforço e talento - conseguem perceber a comparação inevitável com Jordan?
 
 
Um Rei que deixou seus súditos
Ao trocar Cleveland por Miami, ainda mais em um episódio controverso com exibição na TV, LeBron passou a ser odiado por uma cidade inteira e a impressão que fica sobre The King é "Não pode com eles? Junte-se a eles!".
Lembro ainda que LeBron possui somente 27 anos (Michael Jordan tinha 28 ao conseguir seu primeiro anel) ou seja, ele ainda pode conseguir diversos títulos, causar muito impacto e etc. Porém o pensamento de quase todos sobre o potencial do basquete de LeBron era (e para alguns ainda é) "esse cara pode igualar ou até mesmo superar Jordan" contudo, ao levar os seus talentos para South Beach e se juntar a outros grandes do basquete atual, acredito que LeBron abriu mão de conseguir alcançar esse feito.
Em resumo, LeBron James é um grande jogador, talvez o mais talentoso de sua geração, mas é vítima das exageradas expectativas colocadas em torno de seu basquete.

Ficha técnica:

LeBron James - King James
Idade: 27 anos
Altura: 2.03m
Posição: PG, SG, SF, PF
Ponto Forte: Versatilidade, técnica e força aliados na medida
Ponto Fraco: Jogo mental
Semelhança com jogador do passado:Oscar Robertson "Big O"
Potencial: Top 10 de todos os tempos na NBA

Um comentário: