quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Avaliando os elencos dos grandes paulistas - Goleiros

Primeira semana do ano, expectativas das torcidas sobre a qualidade dos elencos a serem montados pelos clubes lá em cima e lá vamos nós para mais um ano de especulações, contratações e futebol! 
Apesar de agora o futebol brasileiro estar recheado do dinheiro advindo da cotas televisivas, proporcionando aos clubes que especulem contratações bombásticas, caras, e nem sempre efetivas, uma ánalise do elenco atual é pertinente. Nesse post e em outros a frente faremos uma analise do que pode e o que não pode ser aproveitado pelos quatro grandes paulistas?
 
Vamos começar pelo cara responsável por estragar a alegria da galera: o goleiro.
Ahh essa posição ingrata...

 
Corinthians: Apesar do histórico de sempre questionar quem defende sua meta o Corinthians atual se vê bem servido nessa posição. Julio César salvou o alvi-negro do parque são jorge inúmeras vezes na campanha do penta campeonato brasileiro do ano passado e apesar de algumas críticas (injustas ao meu ver) segue firme na posição. O seu reserva imediato, Renan, é um goleiro promissor e pode vir a ser uma estrela da fazendinha. 


Palmeiras: Marcos há tempos já não consegue atuar em alto nível com regularidade, nem ele, nem nós, nem a diretoria do Palmeiras sabe o que fazer com ele. Ídolo que é, não pode simplesmente ficar encostado sem utilização no clube, também não pode ser o titular por suas condições físicas já não serem as mesmas de outrora, São Marcos deveria se aposentar, no mais tardar ao fim do paulistão. Conservaria sua imagem, retiraria pressão desnecessária dos ombros do Deola e acabaria com mais esse problema a ser resolvido pela tumultuada direção alvi-verde. Deola é um bom goleiro, Bruno também é, o Palmeiras esta bem servido em sua meta. Só tem que saber gerenciar bem a retirada do Marcão. 

 
Santos: O único santista com atuação positiva na vexatória e deprimente atuação santista no Japão foi o seu goleiro, Rafael. Felipe, mão-de-alface retorna de empréstimo junto ao Avaí e o peixe ainda tem o bom Aranha na reserva. Sem problemas na posição também. 
São Paulo: Rogério Ceni já não é o mesmo de 3-4 anos atrás, apesar disso ainda é um bom goleiro, deve aguentar bem mais essa temporada. Diferentemente do Marcos o Rogério Ceni não teve ao longo de sua carreira um histórico de lesões graves, soma-se a isso o fato de Rogério ser um dos atletas mais profissionais e aplicado nos treinamentos dentro do São Paulo e pode-se projetar uma carreira mais longa para ele, lembro que aos 42 Van Der Sar disputava uma final de Champions League, goleiro é a posição onde pode-se estender por mais tempo a carreira dentro do futebol. O reserva imediato Dênis, apesar de não ter tido uma grande sequência de jogos (Rogério Ceni é um fominha) mostrou-se seguro quando teve a oportunidade. O São Paulo também esta bem servido em sua meta. 

Vemos que a posição mais espinhosa do futebol não é o maior dos problemas dos clubes bandeirantes. 
Em breve uma ánalise do setor de proteção a meta: os zagueiros.

PS: O Marcos se aposentou hoje a tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário