quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

El Classico - Real Madrid x Barcelona




El Clássico

Certamente, hoje o maior clássico do futebol mundial é Barcelona vs Real Madrid. Mesmo com a crise financeira européia, os rivais dessa quarta – feira não deixam de engordar os cofres, e o grande valor do clássico é perceptivo quando ambos recebem 140 milhões de euros pelos direitos de transmissão, enquanto os times de menor porte como, Levante, Hércules, Gijon e Málaga recebem apenas 12 milhões de euros.
Quem acompanha o “El Clássico”, sabe o quanto esse jogo é disputado e importante para seus torcedores. A rivalidade, ultrapassa as quatros linhas e ganha importância política. Com a repressão que os catalães sofreram no governo Franco, a vitória da equipe Blaugrana, representa a “supremacia” de seu povo perante os Espanhóis de Madrid. Além disso, gritos como Espanha, Espanha, Espanha!! São entoados pela torcida madrilenha, afim de colocar pressão nos jogadores Culé. Situações como essa, são apenas alguns capítulos do acirrado clássico.

Últimos Jogos

Nos últimos jogos, o que tem visto é um Barcelona de dar inveja, que domina a equipe da capital espanhola ao impor um ritmo de jogo lento, com uma capacidade excelente de encontrar espaços na defesa adversária. 
Mas, o técnico José Mourinho, está disposto a qualquer custo desbancar o Barcelona. O português não cansa e persegui cada passo do rival, mas essa obssessão está refletindo de forma negativa no plantel Blanco, Pepe,Ozil, Marcelo e até Kaká já perderam a cabeça durante o clássico. E para piorar a situação cada vez que é colocado como favorito, Xavi, Iniesta, Messi e Cia não tomam conhecimento e aplicam uma lição de futebol, colocando mais problema na cabeça de Mourinho.

Jogo de Quarta 

Mesmo com declarações como as de Casillas, onde o goleiro diz que a grande quantidade de partidas com Barcelona tira o sal do clássico de amanhã, ou até mesmo como as de Mourinho que coloca a Copa do Rei como terceiro objetivo do seu time. Se a vitória vestir branco nesta quarta - feira, pode ter certeza que será extremamente comemorada, até porque esse mesmo Mourinho não cumpriu com a obrigação de divulgar as escalações um dia antes. Atitudes como essa, passa a impressão para seus adversários de arrogante, mas para seus torcedores digna de um guerreiro, ele nunca pensa em agradar ou fazer política de boa vizinhança com seus rivais, apenas busca construir um grupo.
No Porto, Chelsea e Inter de Milão soube pensar cada jogador para cada posição, extraiu tudo que cada um poderia oferecer, alguns até espremeu mais, Deco, Carlos Alberto, Lampard, Drogba, Eto`o e Sneijeder devem muita à ele.
No Santiago Bernabéu, a pressão pode ser grande pela excelente fase do Barcelona. Mas, já podemos ver a história se repetir nas mãos de José Mourinho novamente, até porque o segundo ano do portugûes nos times que treinou sempre é o início da trajetória vencedora. Cristiano Ronaldo não para de fazer gol e bate recorde atrás de recorde, Marcelo amadurece na esquerda, Benzema desponta como decisivo e assim as apostas do “El Especial”, como ficou conhecido, correspondem dentro de campo as suas expectativas.
No Camp Nou, o cenário é extremamente contrário ao do Real Madrid. Não existe, segredo na forma  de jogo do time blaugrano. A escalação está na ponta da língua de qualquer um que acompanha futebol. A dificuldade encontrada pela equipe madrilenha em enfrentar o Barcelona, começa no detalhe de este time jogar junto a muito tempo, cada um sabe onde o outro vai estar em campo. Além disso, para completar o técnico  Pep Guardiola, não precisou cativar cada jogador ou impressionar seus comandados para tê-los ao seu lado, ele já os conhecia das categorias de base, ou seja, todos os já o enxergavam como referência antes de desfilarem pelos profissionais. Podemos entender esse símbolo, quando olhamos para Fábregas e o meio campo Culé usa a número 4, mesma camisa usada pelo seu comandante, é o mito da magia do seu ídolo que mexe com o emocional de cada jogador. O jogo azul – grená vai muito além do talento de cada um, da excelente movimentação dentro de campo, do toque de bola refinado, é o desejo de brilhar no palco com seus companheiros de infância, essa motivação transborda o jogador de alegria e o Barcelona ensina a todos como jogar um esporte C-O-L-E-T-I-V-O.
Muita emoção para o clássico espanhol, garanto que José Mourinho não entrega os pontos e que o Barcelona continuará fazendo história. Existe melhor aperitivo para um jogo?Certeza que não.



3 comentários:

  1. Jogo imperdivel para os que poderao assistir, concerteza um dos maiores classicos mundiais se nao o maior. O Real Madrid deve muito de sua fase a seu tecnico que assim que terminar o seu contrato deseja voltar ao futebol Ingles, sua eterna paixao. Resultado do jogo de hoje imprevisivel, mas concerteza como um fa Merengue estarEI mais uma vez torcendo para CR7 e Companhia. MADRID, MADRID,...

    ResponderExcluir
  2. Marco Antonio Di Sevo18 de janeiro de 2012 às 19:13

    Boa Tho, concordo com você. Acredito que hoje o jogo está com cara de Real Madrid.

    ResponderExcluir
  3. Para quem assistiu o jogo de volta da Copa do Rei, viu um dos melhores jogos entre Barca e Real... o Madrid prencionou o Barca, mas a arbitragem por sua vez nao queria que o Madrid classificasse e eu concordo com o Mourinho que a arbitragem errou muito nesse jogo (expulsao do Sergio Ramos injusta, gol mal anulado do Sergio Ramos que daria a classificacao para a equipe Merengue e sem contar em um penalti descutidissimo encima de Benzema cometido por Puyol que poderia muito bem ser expulso)

    ResponderExcluir